Friday, September 16, 2005

O Papa português, que só durou um ano (1276-1277)



Ainda do jornal METRO, veio a noticia de que no dia 15 de Setembro de 2005, comemoraram-se 729 anos desde que o português Pedro Julião foi eleito Papa com o nome João XXI. Até agora tudo bem, eu nem sequer sabia que já existiu um papa português. Qual não foi o meu espanto, quando eu li que «Faleceu em 1277 quando o tecto da Catedral de Viterbo desabou».
Agora eu pergunto-me: será que nós, portugueses, temos tanto azar que não conseguimos manter um papa durante mais de UM ANO? Até que ponto somos conhecidos pelo mundo? Eu quando pergunto a um estrangeiro onde é portugal ele pergunta-me "mas isso é uma cervejaria?"! Estamos num país tão pequeno que somos confundidos com uma cervejaria! Mas o que é isto?
Ah, mas o luxemburgo, que é menor que minúsculo, quase todo o mundo sabe onde fica!
Pronto, esta não é a verdade completa. Quando eu perguntei a uma inglesa se sabia o que era portugal, ela respondeu-me que era a CIDADE que tinha derrotado a Inglaterra no Euro 2004. É caso para dizer, o futebol muda tudo. (Excepto a inteligência de algumas pessoas).

- a imagem é do jornal METRO de Lisboa, nº155 de 15 de Setembro de 2005, página 15 -

1 Comments:

Blogger O empírico said...

Meu amigo, não é que Portugal seja pouco importante. As pessoas é que são burras!

Me diga como alguém vivendo em uma realidade capitalista não sabe que Portugal é um país??? E pior uma européia???

Eu sou brasileiro! E embora considere certos absurdos que são a percepção que as pessoas tem pelo meu país um aspecto de ignorância. Entendo essa ignorância no caso de meu país!

Mas Portugal?

Fala sério!

16 September, 2005 15:55  

Post a Comment

<< Home